top of page

Infiltração do
ombro para 
tratamento da bursite

perfil.jpg

Dr. Davi Calixto Pires é Médico Ortopedista especialista em Cirurgia do Ombro e Cotovelo

"A infiltração de corticoide no interior da bursa é um ótimo recurso terapêutico para controle da inflamação. Traz alívio rápido dos sintomas. Pode ser indicada como primeiro tratamento ou em casos refratários."

Indicações

A infiltração no ombro é uma opção de tratamento quando não há resposta positiva ao tratamento conservador. Esse procedimento é seguro e garante resultados satisfatórios no tratamento de diferentes lesões do sistema músculo esquelético, como a bursite no ombro.

O procedimento é realizado pela injeção do medicamento no ombro com uma seringa e uma agulha e, na maioria das vezes, é feito ambulatorialmente, não necessitando de internação.

A aplicação direta do medicamento favorece o aumento do efeito local e permite que a dose aplicada seja menor do que uma ingerida via oral.

O procedimento

No caso do tratamento da bursite, a injeção é aplicada no espaço subacromial, local onde está a bursa e acima dos tendões do manguito rotador. 

O perfil das infiltrações subacromiais é que sua indicação se dá especialmente para tratamento de tendinopatias do manguito e bursites, realizadas às cegas em ambiente ambulatorial, com baixo índice de complicações em longo prazo.

A punção das bursas pode ser utilizada para aspiração de seu conteúdo de líquido sinovial aumentado, visando alívio de dor provocada por aumento de pressão ou para coleta do líquido para diagnóstico de bursites de causas menos comuns, além de injeção de medicamentos. 

Perguntas frequentes

  • Quais são os riscos e complicações mais comuns?
    Importante salientar que após uma infiltração, a dor no ombro pode piorar transitoriamente 24 a 48 hs após o procedimento. Mas de forma geral, como complicações deste procedimento, temos que citar as infecções, as alterações cutâneas e as reações alérgicas. Entretanto estas complicações são muito raras. Mas lembre-se: se tiver qualquer reação avise imediatamente seu médico.
  • Quais são as contraindicações para uma infiltração?
    As contraindicações mais comuns para se realizar uma infiltração são: • Gravidez; • Alergia aos medicamentos a serem utilizados; • Infecções na pele ou machucados na pele; • Presença de febre. Apesar de não serem contraindicações ao procedimento, avise seu médico se você for diabético ou usar algum tipo de anticoagulante.
  • Quais orientações pós-infiltração?
    Após o procedimento, o ideal é não fazer esforços com articulação infiltrada por 48 horas. Terminando este período normalmente são liberados os exercícios da fisioterapia e as atividades normais do dia a dia. Mas normalmente a articulação infiltrada habitualmente não precisa ficar imobilizada.
davi.jpg

Dr. Davi Calixto Pires

Logo-fundo-escuro.png

CRM MS 5543 • RQE 3098

Ortopedia e Traumatologia
Cirurgia do Ombro e Cotovelo


Graduação em Medicina, Residência em Ortopedia e Especialização em Cirurgia do Ombro e Cotovelo em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo;
Membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia;
Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia do Ombro.

bottom of page